QUEM FOI CRISTÓVÃO PEREIRA

Sobre Christovão Pereyra de Abreu, temos:



-Recomendamos a leitura na íntegra da Publicação do Comandante Carlos Altmayer Gonçalves - Manotaço, em 8 de maio de 2004, no site Popa:

"Quem foi Cristóvão Pereira de Abreu?
Este ilustre desconhecido para a maioria dos gaúchos, mesmo para aqueles que conhecem o monumental farol que leva seu nome, era um coronel das forças imperiais, a serviço do vice-rei.
Quando as forças imperiais decidiram levantar um forte na barra do Rio Grande de São Pedro, armaram uma pequena frota a mando do brigadeiro José da Silva Pais. Esta ficou aguardando em Santo Antônio dos Anjos de Laguna, que uma força por terra fizesse o reconhecimento da barra. Esta tarefa coube ao coronel Cristóvão Pereira de Abreu, que era "vaqueano" daquelas paragens, pois seguido efetuava por terra a viagem desde Laguna a Colônia de Sacramento. Após efetuar o levantamento da barra, fazer uma "carta" da mesma e duas atalaias, enviou um "próprio" a Laguna, por terra, levando as informações a Silva Pais. No dia 19 de fevereiro de 1.737, a frota adentrou a famigerada barra sem maiores dificuldades." Leia mais...


Homenagens:


Em referência à pessoa de Cristóvão Pereira também vale mencionar a existência de uma pequena rua em Porto Alegre homenageando o vulto histórico:



Algumas homenagens também na nomeação de Escolas como a EMEF Cristovão Pereira de Abreu na cidade de Rio Grande e o Colégio Estadual Cristóvão Pereira, em Santiago:





Na categoria de homenagens existe também um Centro de Tradições Gaúchas  com seu nome, o CTG Cristóvão Pereira, em Mostardas, RS; localizado nas proximidades do Farol.





Algumas informações interessantes e também estas imagens de Cristóvão e sua possível assinatura estão na página do Município de Pontes de Lima , onde ele nasceu:




Extrato da página:
Cristóvão Pereira de Abreu (1678 - 1755)

Militar e Comerciante de gado no Brasil. Tropeiro, foi um dos principais contribuintes para a integração territorial do Rio Grande do Sul no Brasil.
Figura proeminente na história do Sul Brasileiro, Cristóvão Pereira de Abreu nasceu na freguesia de Fontão, em Ponte de Lima, em 13 de julho de 1678, sendo filho de João de Abreu Filgueira (que mais tarde passou a assinar João de Abreu Figueiredo) e de sua mulher Leonor de Amorim Pereira, moradores naquela freguesia, no lugar de S. Cristóvão. Cristóvão Pereira de Abreu atravessou o Atlântico, ainda muito novo, e dedicou-se ao negócio da extracão, aquisição e comercialização dos couros bovinos na Colónia do Sacramento, integrando-se na principal atividade económica daquela região.


Livros:

Informações sobre Cristóvão Pereira em livro, encontradas no site: Estante Virtual:
O Cavaleiro da Terra de Ninguém - Vida e Tempos de Cristóvão P de Abreu por Sinval Medina
Editora: Prumo
Ano: 2012
Estante: Literatura Brasileira
Peso: 529g
Cadastrado em: 27 de dezembro de 2013
Descrição: Brochura 14x21cm. 432 págians.

"Explorador, sertanista, combatente: Cristóvão Pereira de Abreu é o cavaleiro da Terra de Ninguém – o território que hoje é o Rio Grande do Sul e que, no período colonial, mal fazia parte do Brasil. Conhecido como Rei dos Tropeiros, foi ele quem, nas primeiras décadas do século XVIII, abriu o caminho entre São Paulo e aquela região, permitindo a integração social, política e econômica do Sul com o restante do país. Resultado de minuciosa pesquisa, este livro é uma biografia romanceada, na qual Sinval Medina reconstrói a trajetória do fidalgo português que cruzou o oceano para tornar-se um dos personagens mais importantes de nossa história."






Material extraído do site Popa enviado pelo Comandante Sergio Maffazioli Papusa, uma crônica do Barbosa Lessa sobre Cristóvão Pereira, publicada no livro Rodeio dos Ventos:




















Bibliografia recomendada pelo Comandante Carlos Altmayer Gonçalves:




São Pedro do Rio Grande (fragmento) Autor: José de Saldanha Data: 1801 Acervo: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. 





Temos o link da Wikipedia, falando sobre Cristovão Pereira:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristóvão_Pereira_de_Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário