domingo, 22 de novembro de 2015

Transmissão AO VIVO da ISS - Intenational Space Station,

A NASA disponibiliza em vídeo, ao vivo, imagens com qualidade HD de 720p captada por câmeras instaladas na Estação Espacial Internacional, a ISS. O vídeo é disponibilizado através do site
http://www.ustream.tv/channel/iss-hdev-payload, e logo abaixo do vídeo é mostrado em tempo real a posição da ISS, com linhas de previsão da passagem para uma hora e meia, assim se pode ter noção de quando a estação passará sobre o local de interesse. No dia 22 de novembro de 2015, às 12h e 27min, a estação estava passando sobre a minha região (Porto Alegre, no Rio Grande do Sul), e como tinha me preparado para a passagem, fiz um "print-screen" da tela, que posto aqui.
A imagem está com o Sul para cima, ficando um pouco diferente dos mapas que comumente vemos, com o Norte para cima. A imagem vai desde o Rio Guaíba até a Ponta Alegre, na Lagoa Mirim.
Abrange em torno de 290 quilômetros na altura da imagem, por 540 quilômetros na largura.
Para uma situação mais precisa das passagens da ISS, recomendo o uso do software Orbitron, que permite inclusive simulação de horários de passagem da estação e de um grande número de satélites.
73 de PY3AK, Adriano.