terça-feira, 11 de agosto de 2015

Operando estação AIS!

Boa noite, bom dia...
De acordo com o horário da leitura.
Como falamos de tudo um pouco no nosso blog, hoje gostaria de descrever um sistema que passei a integrar desde o início de agosto de 2015.
Pois bem, conhecia o site Marine Traffic há algum tempo, site este que serve para que se acompanhe embarcações em tempo real plotadas em um mapa. Basta que a embarcação seja dotada de um transceptor AIS (Automatic Identification Sistem), o que é obrigatório em todas as embarcações comerciais, e que a mesma esteja localizada na área de cobertura de uma estação receptora do site em questão.
A região de Porto Alegre/RS era coberta por uma estação, mas de uns meses para cá, foi desativada, e ficamos sem cobertura. No site, uma das abas diz "Cubra sua área", e eu preenchi o formulário e as condições para receber uma estação. Então o pessoal me enviou sem qualquer custo o receptor, que deve ser ligado a uma conexão de internet permanente, a uma tomada e a uma antena para a faixa marítima (156,800 MHz), e pronto: já estamos colocando sinal no site e cobrindo a região do Rio Guaíba  (sim, RIO, pois esta estória de lago é coisa da exploração imobiliária para poder construir a menos de 50 metros da margem), e dos afluentes, rios Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí e Lagoa dos Patos na região do Farol de Itapuã.