sábado, 30 de agosto de 2014

Concurso Verde e Amarelo 2014.

Boas!

No final de semana de 23 e 24 de agosto de 2014, aconteceu no Brasil a 55º edição do Concurso Verde e Amarelo, o CVA. É promovido pela escola de Comunicações do Exército Brasileiro, e ocorre em homenagem ao Dia do Soldado, 25 de Agosto. É um concurso que ocorre em duas etapas, uma para contatos em telegrafia (CW ou Código Morse) no final de semana anterior ao da etapa para fonia (voz). Estou juntando contatos para solicitar o Diploma WAPY - Worked All Papa Yankee, que é conferido às estações que confirmarem contato com todas as regiões brasileiras, que são 9, sendo que algumas são um único estado, enquanto outras são vários. Por exemplo, RS é região 3, Santa Catarina e Paraná constituem a região 5, Rio de Janeiro e Espirito Santo a região 1, e por aí segue. Em termos gerais, região 9 é Centro Oeste, 8 é Amazônia, 7, o Nordeste, 6 Bahia e Sergipe, 4 é Minas Gerais, e 2 é São Paulo e DF. Acabou que participei do concurso, somente em 80 metros, que o meu objetivo é o WAPY somente em 80. Fui muito feliz, pois consegui contatos com RS, SC, PR, SP, RJ, MS, DF, MG, BA e PI. Foi muito bom para uma noite, onde consegui 48 contatos. Pelo que ouvi, alguns colegas, só nos 80, fizeram 200 ou mais... Muito bom, parabéns pela disciplina e dedicação.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Contatos interessantes no ILLW.

Boas, amigos!

ILLW!

International Lightship and Lighthouse Weekend!

Como comentei na postagem anterior, tentaria mais contatos pelo ILLW.
Foi muito bom ter continuado tentando, pois pelos 80 metros (faixa de 3,5 a 3,8MHz), com somente uma antena dipolo integral e os 200 Watts do velho FT-1000D, consegui alguns contatos interessantes para a faixa, que normalmente presta-se a contatos  de curta distância, até 600 quilômetros.
E fecho com este, contatos como todos os continentes utilizando a faixa de 80 metros, sem uso de super antenas ou potências gigantescas. Antenas dipolo ou encurtada (a velha antena bobinada K2GU), uma época com dipolo integral em V invertido, e agora com o dipolão na horizontal, mas a 6 metros de altura. Sempre tem a melhorar...
Pois bem.
Entre muitos outros contatos efetuados, destaco pela distância
:
=Contato com Farol ativado na Patagônia, o LU2XPK/XP, Farol do Cabo do Espiritu Santo, a uma distância de 2.880 quilômetros. Abaixo, uma foto do mesmo.

Foto LU2XPK.

E com um Farol ativado na Cidade do Cabo, África do Sul, a 6.500 quilômetros! O Indicativo de chamada é o ZS1CT, e o Farol é o Green Point Lighthouse, do qual posto uma foto. feita por Paul Bruins.


       
Foram muitos contatos e horas de muita diversão. Gostaria de postar fotos de todos os faróis que contatei, mas o tempo tá curto.

Muito Obrigado.

73 de PY3AK. Adriano.

sábado, 16 de agosto de 2014

Amigos e colegas,

 Como comentado no outro post, neste final de semana, 15 a 17 de agosto de 2014 está ocorrendo o ILLW - INTERNATIONAL LIGHTHOUSE LIGHTSHIP WEEKEND, o Fim de Semana Internacional de Faróis e Navios-Farol,onde estações de radioamador são instalada em Faróis ou em Navios-Baliza ou Navios-Farol, fazendo assim sua ativação.

O POTT, PU3POT, estava me provocando para que ativássemos o Farol Cristóvão Pereira para o ILLW, mas no Rio Grande do Sul é inverno, e este está sendo especialmente chuvoso, com o sistema Rio Guaíba e Lagoa dos Patos com nível das águas bastante elevado, o que torna o acesso muito complicado, pois o acesso é pela beira da praia, que, com o nível atual da Lagoa, fica quase impossível. Associado ao frio e a umidade, tem o fato do local da ativação ser totalmente selvagem, com zero de infraestrutura, e a 260km de casa...
Apesar de que "indiada é com nós mesmo", não vamos exagerar.

73,

Adriano, PY3AK.
Amigos,

No final de semana dos dias 16 e 17 de agosto de 2014, está ocorrendo o ILLW - International Lighthouse Lightship Weekend (Fim de Semana Internacional dos Faróis e Navios-Farol), onde são ativadas estações em faróis e em navios-farol no mundo inteiro. Estava ciente do fato, mas não havia notado que já era neste final de semana. Ontem à noite, sexta, 15/08/2014, liguei o rádio e estou "passeando" pela faixa de 80 metros (3,5 a 3,8MHz) quando encontrei, em 3.665,00kHz, o colega Anibal operando a estação CW1R, indicativo da estação da ativação do FARO PUNTA DEL ESTE, localizado em Punta del Este, Uruguai. Imediatamente lembrei do ILLW, e entrei na fila para tentar contato com o mesmo, uma fila longa, pois muitas estações estavam tentando contato com eles. Em um momento de calma no pile-up (situação onde muitas estações de radioamador tentam contatar com uma única), emiti meu indicativo, mas não fui atendido de primeira. Na terceira tentativa, foi atendido pelo Aníbal, às 23h 30min UTC (21h30min Brasil), onde recebi uma reportagem de 5/9, ou seja, estava com inteligibilidade de 100% (o 5 do 5/9, que pode variar de 1 a 5) e sendo recebido com sinal 9, indicação esta dada pelo indicador de sinal no receptor do equipamento de rádio, chamado ESSÍMETRO (S-Meter, ou medidor de unidades de sinal S) e que pode variar de 1 (muito fraco) a 9, onde o sinal está bom, e tem uma "sobrescala" acima de 9, que vai até +60 nas situações em que o sinal chega muito forte, e é dito que está sendo recebido 20, 30, 40 ou até 60 acima de nove. 
Mas voltando ao contato, agradeci e parabenizei-os pelo trabalho de ativação. Só quem faz uma ativação sabe o trabalho que envolve uma ação destas. Mas é ótimo.
Gostaria de deixar o registro de agradecimento a todos os colegas radioamadores e não radioamadores que participam de uma ativação, seja operando ou auxiliando, mas fazendo acontecer o evento ILLW.
E vamos em frente tentar mais contatos.

73.
Adriano/ADB, PY3AK.