segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Para que?

Quando, nos últimos meses, começávamos a falar sobre a Ativação com pessoas de fora do ambiente do grupo de trabalho surgia a indagação:  -E o que vocês vão ganhar com isso?

   Este trabalho da Ativação na prática não tem muita diferença de qualquer outro evento cívico ou esportivo.  
   A maior diferença é subjetiva, está na forma como vemos colaboração x competição e no fato de o grupo envolvido ver o mundo como um sistema. Para responder essa pergunta se tornou constantemente necessário lembrar às pessoas a lógica do trabalho colaborativo, onde quanto mais se divide, quanto mais se compartilha, mais se doa; mais se ganha. Pensar dessa forma não muda nada e muda tudo.
    Planejamos e executamos uma ação de valorização de patrimônios socioambientais, como está descrito no Projeto. Mas a forma como isso foi feito, modifica nossas expectativas e nossa percepção de resultado. Nos engajamos nessa ação, não apenas para que durante dois dias ficasse em evidência a importância histórica do Farol Cristóvão Pereira nem apenas para chegar no domingo contabilizando números de contatos registrados.
Pensando colaborativamente e sistemicamente,  o foco está em como será feito.
No momento em que vamos relatar os momentos compartilhados e agradecer aos envolvidos é que a diferença se intensifica. De outra forma não conseguiríamos narrar a intensidade da satisfação que foi trocar informações com amigos e familiares que não puderam estar fisicamente lá mas que com seus contatos contribuíram para validar nosso esforço. Um retorno de um evento é a viagem de volta, mas nosso retorno foi um outro evento.
Com um grupo assim, compartilhar o que seja  alimenta a alma: refeições, um veículo ou acaloradas discussões filosóficas.

 Espero que esta postagem ajude a responder para que fizemos essa Ativação.

Muito obrigada a todos.

Andréia.
 


BOM DIA!!!

Começo o texto com um bom dia categórico!
Porque?
Estamos em casa, alquebrados e cansados.
Realizados.
Então? Precisa mais?
Não, não precisa, mas tivemos muito mais.
Fomos. Ativamos. Voltamos.
Pessoal, muito obrigado.
Ao Pott, com seu gerador rede elétrica e à Rita com seus pastéis e o milho verde.
Ao Charles, pela estrutura TODA! Barracão, rádios, fontes, baterias, antenas. Coordenação de montagem e desmontagem. E quase 900 quilômetros de viagem, sendo que quase metade com um conserto improvisado, transformando o retorno em uma aula de navegação on e off-road, e de mecânica.
Ao Manoel, subindo naqueles pinus para esticar e instalar e retirar as antenas.  Aguentando as gozações (né, Nuélio?), e quase 900 quilômetros com o Charles...
Ao Ademir, pelo sino e pelas filosóficas energias.
À Andréia. Por tudo.
Ao Arthur, pela fotos.
Ao Rafa, pela mesa escoteira.
À Ray, pelo entusiasmo.
Ao Eduardo, pela imprescindível ajuda em tudo, até nos QSOs.
A todos pela maravilhosa e indescritível oportunidade de conviver com vocês.
Não é exagero.
Participei boquiaberto de uma atividade onde praticamente só assisti um grupo auto coordenado e coeso trabalhar em torno de um objetivo.
Erros? Sempre erramos.
É pra aprender.

BOM DIA!!!

Adriano, ADB.
PY3AK.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Amigos,

Para contato com a equipe que está ativando o Farol, o e-mail é:

zv3cp@yahoo.com

Obrigado, e

73 da equipe!
Esperamos seu contato com a estação ZV3CP!
Atenção para as faixa que serão ativadas:

80 metros, fonia, AM-SSB;

40 metros, fonia, AM-SSB; e BPSK-31, alternando com os 15 metros;

20 metros, fonia, AM-SSB;

15 metros, BPSK-31;

10 metros, fonia, AM-SSB;

2 metros, fonia, FM, 146.730kHz, -600, via repetidora de Camaquã/RS.

73!
Buenas novamente.
Amanhã, sexta-feira, 21 de fevereiro, começa o Fim de Semana dos Faróis Sul Americanos, em sua 6ª Edição, a do ano de 2014.
Já temos definidas as frequencias de operação, obedecendo a recomendação do pessoal do Bahia  Blanca DX Group, conforme tabela divulgada no site do Grupo.

O time que ativará o Farol Cristóvão Pereira está finalizando a preparação do acampamento e das estações.      
A parte da equipe que vai por terra, sendo eles o Ademir, PU3ALX, o Pott, PU3POT, e o Adriano, PY3AK, vão em duas camionetes 4x4 e um carro pequeno, que se necessário, será rebocado. Espero que não precise.
O Charles conseguiu uma barraca grande, onde ficarão instaladas as estações, e os demais estão levando os  dormitórios.
Iremos para o Farol na sexta pela manhã, e no final da tarde, já pretendemos iniciar os contatos, pelo menos para teste do equipamento, uma vez que o Charles, PU3NVN, e o Manoel, PY3KJ, só chegarão no sábado, após a travessia da Lagoa dos Patos, de barco.

AS FREQUENCIAS

As frequencias que serão ativadas são, em fonia, AM-SSB, 80m, 40m, 20m, e 10m. Modo digital em 15m, BPSK 31 e  em fonia, nos 2 metros, na repetidora de Camaquã, no morro do Brasino (ver fotos neste blog), em 146.730MHz, -600kHz.
Aguardamos seu contato. Será enviado cartão QSL.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Preparação para a ativação em andamento.
Ontem, segunda-feira, estive com o Manoel, PY3KJ, em Camaquã, atrapalhando o trabalho dele, mas conversamos e acertamos alguns detalhes. Tentamos contatar o Charles, PU3NVN, mas ao chamarmos ele pela repetidora 146.730kHz, ele respondeu, mas já estava por casa, em Arambaré. Nem eu nem o Manoel tínhamos o número do telefone dele. Mas a infirmação que o Manoel me passou foi que o Charles conseguiu uma barraca grande, que será utilizada com centro das operações. Como comentei com o Manoel, ter convidado o Charles e o Manoel para a ativação fui muito bom, pois os dois acampam regularmente no morro do Brasino, onde fica a repetidora 146730. Já passaram por algumas dificuldades nesses locais, o que melhora o conhecimento das necessidades e equipamentos em uma atividade dessas, em local remoto.
Estou preocupado com a previsão do tempo, que diz, no momento, que teremos chuva de 32mm de chuva na sexta-feira, o que torna difícil o acesso ao farol por veículo sem tração nas 4 rodas. Vamos ver se não se confirma a chuva prevista, pois com chuva a estrada estraga e meu autinho não chega lá...

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

11 de fevereiro de 2014.

Ontem recebi a confirmação do Charles, PU3NVN, de Arambaré, e do Manoel, PY3KJ, de Camaquã, e seu filho. Eles mais o Roberto, PY3ROB, são os responsáveis pela repetidora 146.730kHz. Eles irão até o farol de barco. Vindo de barco, eles farão a travessia da Lagoa dos Patos em um trecho que viajarão 35 km (19 nm). Parece pouco, mas a Lagoa é a Lagoa. Irão em barco comandado pelo Jaime, que é filho do Paulo pescador, e anda embarcado e pescando na Lagoa dos Patos desde guri. Estamos na reta final da preparação da ativação, que pede um atencioso trabalho de logística, pois o farol fica em local inóspito e de difícil acesso, estando a cidade mais próxima, que é Mostardas, a 45 quilômetros, sendo que 30 km é estrada de terra onde, se chover, só com tração nas quatro rodas. É a região da famosa Estrada do Inferno, antigo trecho não asfaltado da BR-101, paraíso do pessoal do fora de estrada, e terror dos moradores da região. Ou seja, tem preparar tudo, e bem.